Altominho.tv

Revelados os sete doces do Alto Minho apurados para segunda fase das 7 maravilhas

O distrito de Viana do Castelo está atualmente a participar nas “7 maravilhas Doces de Portugal” com sete doces, três do concelho e os restantes de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima. A votação foi realizada por um painel de 140 especialistas, sete de cada distrito e regiões autónomas, que selecionaram 140 doces nacionais.

De acordo com o regulamento, das 907 candidaturas foram escolhidos 420 candidatos na primeira eliminatória, 20 do Alto Minho, e agora essa lista foi reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público.

Os doces vão a votos em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto, e de cada programa sairá um pré-finalista que passa às semifinais.

“Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

“Esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada. Por isso vamos inclusive desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal. Vai ser um concurso dentro do concurso, em parceria com o Turismo de Portugal, em que esta lista de 140 doces serve de inspiração aos jovens pasteleiros”, acrescenta.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré- finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase, os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.