Reabilitação de envolvente de bairro social em Viana começa na próxima semana

O presidente da Câmara de Viana do Castelo informou hoje que as obras de requalificação da envolvente do bairro social da Meadela vão iniciar-se na próxima semana, num investimento superior a 600 mil euros.

O socialista José Maria Costa, que informava o executivo municipal, no período antes da ordem do dia da reunião ordinária, adiantou que a intervenção integra-se no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), que faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Aquelas obras complementam a reabilitação que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) tem prevista para os vários edifícios que integram aquela freguesia urbana.

Em maio de 2018, o IHRU informou que a requalificação do bairro social da Meadela está orçada em 429.421 euros, com apoio financeiro do FEDER de cerca 360.195 euros.

O bairro foi construído em 1980 e, segundo o IHRU, “apresenta um avançado estado de degradação, quer ao nível do edificado quer ao nível do espaço público”, sendo constituído por um edifício com sete entradas, num total de 40 fogos.

Anteriormente, à Lusa, José Maria Costa tinha explicado que as obras que se vão iniciar-se na próxima semana visam “a melhoria da circulação rodoviária, de estacionamento e de requalificação da Praça Minho-Lima”.

Na altura, adiantou que no projeto está incluída uma nova área de estacionamento para servir a futura Unidade de Cuidados de Proximidade, a nova designação dos centros de saúde, para dar apoio à população da Meadela e de parte da freguesia de Perre”.

O autarca adiantou que a empreitada inclui “a substituição de todas as infraestruturas básicas” garantindo “mais segurança e a valorização de um espaço central da Meadela”.

Hoje, na reunião camarária, adiantou que em maio vão ainda arrancar intervenções no espaço público da envolvente do bairro social de Darque, também propriedade do IHRU, e na envolvente do bairro municipal do lugar da Areia, igualmente naquela freguesia da margem esquerda do rio Lima.

Fonte: Lusa

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com