Grupo de amigos conclui desafio de ligar França a Portugal em motorizadas de 50cc

Partiram de Massy (arredores de Paris) no sábado 27 de Abril, por volta das 8h45, rumo ao norte de Portugal. O objetivo desta aventura foi o de ligar Massy  a Arcos de Valdevez e Paredes de Coura em motos que marcaram gerações. Quem não se lembra das Sachs, Casal e Famel Zundapp? Este grupo de amigos quis provar que seria possível realizar esta aventura simbólica.

A ideia desta viagem surge há cerca de dois anos.

 “Em agosto de 2017, éramos seis ou sete, juntamo-nos, pegamos nas motos e fomos com as nossas esposas passear para a Espanha. Andámos quase todo o dia em cima das motos. E foi assim que surgiu a ideia. Gostámos da curta viagem e queríamos fazer uma viagem maior. Nesse dia de agosto fizemos mais de 300 quilómetros e tudo correu bem. Foi assim que nasceu o projeto”, referiu um dos participantes desta aventura, Dinis Pereira Amorim.

O pontapé de saída desta viagem ocorreu no sábado dia 27 de Abril. O primeiro dia permitiu ligar Massy a Limoges onde os cinco ‘motards’ e o sexto elemento que os acompanha com a “carrinha de apoio”, tinham um compromisso com uns amigos que os acolheram.

Esta paragem em Limoges era a única etapa ‘obrigatória’. Durante o resto da viagem, teriam oportunidade de verificar o comportamento das motos e tentar estabelecer uma rota predefinida.

O prazer das motos constituiu um ponto em comum entre o grupo e um fator que levou estes amigos a enfrentarem o desafio desta viagem. Ainda assim, o grupo tinha o apoio de duas carrinhas, que permitiu resolver os diversos problemas que foram surgindo. Movidos pelo prazer e paixão de efetuar esta viagem em cima das motorizadas que marcaram a sua geração, estas motorizadas são um meio de locomoção ainda popular em meios rurais no Alto Minho, de onde estes amigos são originários.

Esta viagem, pressupôs diversos desafios pelas especificidades destas motos, pois tiveram de recorrer às estradas regionais e nacionais, em vez das autoestradas, devido à limitação de velocidade assim como a gestão da velocidade máxima, para evitar o sobre-aquecimento do motor.

Apesar de ser uma viagem de apaixonados por estas motos, tinham o objetivo de chegar a Portugal entre dia 30 de Abril e 1 de Maio, data que foi cumprida com a entrada em Portugal pela fronteira do Lindoso hoje de manhã.

Depois de passar pela vila de Arcos de Valdevez, estes aventureiros foram recebidos pelos responsáveis do município de Paredes de Coura, que reconheceram a coragem deste grupo de Alto Minhotos.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com