Altominho.tv

REALIZAR:poesia regressa a Paredes de Coura de 25 a 28 de abril

Paredes de Coura vai acolher, de 25 a 28 de abril, mais uma edição do REALIZAR:poesia. Ao longo de quatro dias, este concelho preenche-se com “palavras sábias e inspiradoras”, que vão percorrer espaços como o edifício da Câmara Municipal, a Biblioteca Aquilino Ribeiro, o Quartel das Artes, as Caixa da Música e dos Brinquedos, mas também a rua, praças, cantos e recantos desta vila.

Promovida pelo município de Paredes Coura, a 4ª edição do evento tem abertura prevista para as 17h0o do dia 25 de abril, com uma conversa “Sobre a Liberdade”. Mário Moutinho, José Milhazes e Carlos Lage, entre outros, abrem o tema ao debate, com moderação da jornalista Carla Carvalho e apontamentos musicais de Blandino.

José-Alberto Marques assume a performance poética que fecha a mesa e à noite, pelas 22h00, será revisitada a última edição do evento, realizada em 2018, com visionamento do documentário de Paulo Pinto.

Na sexta-feira, a 26, depois da passagem do REALIZAR:poesia pelas escolas do concelho durante a manhã, decorre um novo debate sobre a palavra e a imagem em âmbito teatral. Marta Bernardes dirige a conversa onde intervêm André E. Teodósio, João Pedro Vaz e Pedro Sobrado. Nesse dia, terão ainda lugar um lançamento de um livro, um concerto e uma tertúlia poética.

Já no sábado, 27 de março, o evento começa com a popular distribuição de poesia pelas ruas da vila, dita a plenos pulmões pelo Teatro Amador Courense.

Com a presença dos cineastas Abi Feijó, Alexandra Ramires (Xã) e Regina Pessoa, o REALIZAR:poesia apresenta, a partir das 15h00, uma sessão especial de curtas de animação no Quartel das Artes. Serão exibidos seis filmes nacionais e internacionais, numa proposta da Casa da Animação. Pelas 18h30, “Ainda não acabei” é o mote para a conversa com Manel Cruz e moderação de Raquel Marinho.

A apresentação do resultado do Laboratório de Fotografia Viagens Na Minha Terra ministrado por Augusto Brázio e Nelson d’Aires decorrerá nesse dia, pelas 21h3o, com apresentação de Pedro Lamares e música de Bruno Pereira. Ao longo do mês de março, esta masterclass propôs uma visão nova sobre a paisagem de Coura.

No último dia da iniciativa, decorre a apresentação do livro “Paredes de Coura, essa mulher!” de Maria José Fontelo Carranca. De seguida, percorrer-se-ão os lugares de Coura, na companhia da poesia dita por João Rios, Rui Spranger, entre outros.

Para terminar o evento, Manuel Freire apresenta-se em concerto único para o REALIZAR:poesia, no qual será acompanhado por João Paulo Esteves da Silva, piano, Diogo Alexis, contrabaixo, e Samuel Dias, bateria. Neste recital é apresentada uma escolha de canções de Manuel Freire, varrendo o tempo, desde as mais antigas às mais recentes, com especial incidência na poesia de Vitorino Nemésio e José Saramago. Um momento que conta com a participação das jovens vozes femininas do coro Coura Voce.