Melgaço prepara-se para celebrar 25 edições da Festa do Alvarinho e do Fumeiro

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço vai decorrer de 26 a 28 de abril, num espaço recentemente renovado. Sob o lema “25 edições a celebrar Melgaço”, a organização espera superar a afluência das edições anteriores.

O presidente da Câmara, Manoel Baptista, considera que a festa deste ano “será a maior de todas”.

Trinta e um produtores de vinho Alvarinho de Monção e Melgaço e 18 expositores de fumeiro, queijos, broa, lampreia, doçaria e outros produtos locais vão participar na festa. Segundo a organização, o evento vai decorrer “numa imponente tenda de 17 metros de altura com 3200 metros quadrados” e, este ano, “o espaço interior será mais amplo devido à deslocação dos pavilhões institucionais e de artesanato para o exterior”.

“A Festa do Alvarinho e do Fumeiro tem-se afirmado cada vez mais e tem sido um desígnio do município aumentar a sua qualidade de ano para ano, procurando cativar públicos mais diferenciados”, declarou Manoel Baptista em entrevista à Altominho TV, referindo: “Não tenho dúvidas que esta festa é, neste momento, o maior evento vínico do país, pois é realmente difícil encontrar um evento dedicado ao vinho que atraia tanta gente”.

No último ano, passaram pelo recinto da festa mais de 50 mil pessoas.

Nesta edição, o recinto conta, além dos produtores de Alvarinho e de fumeiro, com cinco tasquinhas e dez instituições, empresas de animação e artesanato.

Os produtos de Melgaço também vão estar em destaque no programa de showcooking que irá decorrer nos três dias do evento. Os chefes Chakall, António Loureiro (detentor de estrela Michelin) e Renato Cunha irão interagir com o público com demonstrações culinárias onde o Alvarinho, o espumante e os produtos de Melgaço serão as estrelas.

Uma novidade desta edição é um showcooking que terá as crianças como público-alvo. Numa interação com os mais pequenos, o chefe pizzaiolo Jorge Fernandes irá mostrar que os produtos locais, como a lampreia, poderão ser consumidos de forma diferente e apelativa e os participantes vão poder cozinhar para a plateia.

Em vários momentos do programa, o sommelier da revista de vinhos, Manuel Moreira, “irá elucidar o público sobre as várias harmonizações possíveis do Alvarinho e da gastronomia”.

O evento conta ainda com um programa musical variado e atividades paralelas na natureza como descidas do rio em rafting, caminhadas, passeios pedestres, passeios em kart cross, charrete e bebipedala.

O Festa do Alvarinho e do Fumeiro abre ao público às 10h00 do dia 26 de abril e a abertura oficial está prevista para as 19h00 com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com