GNR de Viana do Castelo assinala centenário com diversas iniciativas

O programa do centenário do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Viana do Castelo foi apresentado na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e inclui uma participação da Charanga a Cavalo no cortejo histórico-etnográfico da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que falava durante a apresentação do programa celebrativo, indicou que estas comemorações vão enriquecer o conhecimento existente sobre a GNR e destacar a sua presença no concelho, assegurando ainda que os Cadernos Vianenses de 2019 vão assinalar o centenário da instituição.

O comandante da GNR de Viana do Castelo, Agostinho José Lopes da Cruz, sublinhou que o desafio deste programa de comemorações foi lançado pelo autarca vianense e explicou que “quer mostrar a dimensão da GNR a nível de pessoal, a nível cultural e até religioso”.

Neste mês de abril, quando as condições meteorológicas forem favoráveis, será promovida uma exposição de meios, na Praça da Liberdade, que vai apresentar aparelhos, viaturas especiais, uma torre de escalada, disponibilizando slide, batismo de andar a cavalo, demonstrações com cães, entre muito mais.

A 24 de maio, o Quartel da GNR de Viana do Castelo vai promover uma colheita de sangue, numa ação solidária, e nos dias 15 e 16 de julho, a Igreja do Carmo acolhe missa e procissão comemorativa.

A 17 de agosto, integrada na Romaria d’Agonia, a Charanga a Cavalo estará presente no cortejo da rainha das romarias. O comandante assegurou que esta charanga é única no mundo, por conseguir tocar nos três andamentos do cavalo: a passo, a trote e a galope.

A 28 de setembro, às 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, que conta com um repertório de mais de três mil obras.

A 10 de outubro, às 15h00, acontece, na Praça da Liberdade, a cerimónia militar principal e entre 10 e 13 de outubro os antigos Paços do Concelho acolhem a exposição alusiva aos 100 anos da GNR.

O programa encerra a 21 de novembro, no auditório do Castelo de Santiago da Barra, com a conferência “O uso do fogo na agricultura: Técnica ou Tradição”.

O Comando Territorial de Viana do Castelo tem um efetivo, entre militares e civis, de cerca 650 elementos.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com