Altominho.tv

Primeiro Wake Park do Alto Minho vai ser inaugurado no sábado em Viana do Castelo

O primeiro Wake Park do Alto Minho vai ser inaugurado, no sábado, em Viana do Castelo, num investimento de 400 mil euros do FeelViana Sport Hotel, que pretende atrair, por ano, dez mil praticantes de wakeboard e wakesurf.

O equipamento, criado no Cabedelo, numa bacia situada junto ao porto comercial de Viana do Castelo, na margem esquerda do rio Lima, vai permitir ainda a prática de SUP, aulas de iniciação de windsurf, um espaço de Food&Drink e uma Activities Station.

Além de valorizar a oferta da região, combater a sazonalidade e reforçar Viana do Castelo como destino de referência nas atividades náuticas, este novo projeto vem criar seis novos postos de trabalho.

A estrutura, concessionada pela Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), vai permitir a prática de Wakeboard e WakeSurf, através de um sistema de cabos ou através de uma embarcação.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Wake (APW), Luís Segadães, Viana do Castelo “é a segunda região do país a dispor de um equipamento que permite a prática daquelas modalidades quer através de cabo, quer de uma embarcação”. O primeiro Wake Park do país entrou em funcionamento, em 2015, na albufeira de Castelo de Bode, em Tomar.

Luís Segadães adiantou que o plano de atividades da APW para 2019 vai “arrancar em Viana do Castelo, com a atividade Feel de Wake em Viana”, entre os dias 8 e 10 de junho.

Além da primeira prova do campeonato nacional de Wakeboard, de cabo e de barco, a ação integrará ainda ‘open days’ para “aumentar o número de praticantes, aumentar a representatividade do desporto em Portugal.

O responsável acrescentou que naquele evento, “a APW vai proporcionar a 20 crianças de escolas locais a experiência do wakeboard, de forma gratuita”.

A proximidade com a Galiza foi outros dos aspetos realçados por Luís Segadães, que garantiu que o equipamento permitirá “expandir o calendário de eventos e contribuir para o acesso dos melhores talentos aos eventos internacionais”.