Páscoa Doce com uma centena de atividades em Viana do Castelo entre 10 e 22 de abril

São cerca de uma centena as atividades religiosas, culturais, gastronómicas, desportivas e recreativas para todas as faixas etárias que integram este ano o programa “Páscoa Doce”, que se realiza entre 10 e 22 de abril.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo destaca a visita às capelas na Quinta-feira Santa, dia 18 de abril, uma tradição única que traz milhares de pessoas à cidade para percorrerem o roteiro pelas capelas e igrejas de Viana do Castelo, que abrem as portas entre as 19h00 e as 24h00. Nesta noite, estarão abertas 26 capelas e igrejas, sendo que as visitas devem ser em número ímpar, sendo o número sete o ideal.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Funicular de Santa Luzia estará a funcionar entre as 20h00 e as 24h00 para dar apoio à visita ao Templo-Monumento de Santa Luzia e à cripta da Igreja de Santa Luzia, onde foi construída uma nova capela, denominada “Capela da Adoração e Reconciliação”.

O programa da Páscoa Doce inclui ainda a iniciativa “Poesia a Copo”, concertos, peças de teatro, exposições, ‘workshops’, conferências e tertúlias, provas desportivas, eventos ligados à gastronomia, caminhadas e percursos, atividades infantojuvenis e para seniores e mostras e feiras de artesanato e de produtos locais.

Este ano, o fim-de-semana gastronómico dedicado aos pratos típicos do concelho, como o Bacalhau à Viana e a Torta de Viana, acompanhado pelo vinho verde, serão servidos entre 12 e 14 de abril. Para assinalar o evento gastronómico, neste fim-de-semana e o alojamento aplica 10% de desconto aos clientes que solicitarem o mesmo.

Já a 2ª edição da Feira dos Chocolates e dos Doces acontece entre 16 a 20 de abril, na Praça da República.

A autarquia destaca também os 40 anos da Via-Sacra em quadros vivos, na freguesia de Alvarães. No âmbito das comemorações, a freguesia vai promover vários eventos de exaltação à Paixão de Cristo nesta época litúrgica da Quaresma. Este sábado, dia 6 de abril, às 19h00, inaugura a exposição fotográfica “40 Anos de Paixão”, na Igreja Matriz de Alvarães, e no dia 7 de abril, pelas 15h00, acontece a caminhada “Pelos Caminhos das Capelas”, que tem início também na Igreja Matriz. O percurso desta caminhada passará por todas as capelas da freguesia de Alvarães edificadas entre o século XVI e o século XX e pretende dar a conhecer o património histórico-religioso da freguesia.

A 13 de abril, a partir das 21h00, realiza-se a Via-Sacra em Quadros Vivos, com início na Igreja de São José – Costeira e fim na Igreja Matriz, num evento promovido pela população há já quatro décadas.

A 14 de abril, às 10h00, realiza-se a Entrada Triunfal, Procissão e Bênção de Ramos, com início no Largo do Viso. O evento marca o início da Semana Santa, com a recriação bíblica da “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém” pelas ruas do centro de Alvarães, seguida de bênção de ramos e a Eucaristia Dominical.

O compasso pascal na Câmara Municipal, no domingo de Páscoa, as três Queimas de Judas que vão decorrer nas freguesias de Monserrate, Neves e Vila Nova de Anha e a Mesa dos Três Abades, no Largo das Neves, são outros destaques.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com