Altominho.tv

Distrito de Viana do Castelo apresenta 32 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal

As candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal terminaram este domingo, com 907 inscrições de todo o país nas sete categorias a concurso. No distrito de Viana do Castelo, foram submetidas 32 propostas.

Segundo a organização, a oitava edição do evento teve “o maior envolvimento de sempre numa eleição das 7 Maravilhas”.

“Estivemos a receber inscrições até ao último minuto de ontem, numa mobilização sem precedentes numa eleição 7 Maravilhas. Nunca tínhamos recebido tantas candidaturas, o que não só nos permite ter uma representatividade e diversidade extraordinárias de toda a doçaria portuguesa, demonstrando que todo o país vive intensamente os nossos doces”, afirma o presidente das 7 Maravilhas, Luis Segadães, na nota enviada à imprensa.

Das 907 candidaturas apresentadas, a categoria de “Doces de Território” é a que conta com mais inscrições, num total de 246 candidaturas. Seguida pela categoria de “Doces de Inovação”, que pretende, simultaneamente, valorizar a doçaria tradicional e apostar na inovação, incentivando o empreendedorismo local, e que contou com 175 doces candidatos.

A categoria de “Doce de Colher e Doce de Fatia” contou com 126 inscrições, seguindo-se os “Doces de Pastelaria” com 107 candidaturas, os “Doces Festivos” com 101 candidatos e os “Biscoitos e Bolos Secos” com 91 propostas.

As inscrições chegaram de Aveiro (63), Beja (28), Braga (28), Bragança (41), Castelo Branco (40), Coimbra (62), Évora (53), Faro (47), Guarda (40), Leiria (63), Lisboa (69), Portalegre (35), Porto (63), Santarém (53), Setúbal (60), Viana do Castelo (32), Vila Real (36), Viseu (47), Açores (21) e Madeira (26).

As candidaturas submetidas numa plataforma online, por entidades públicas, privadas e por pessoas singulares, vão ser agora validadas pelo Conselho Científico.

Após validadas todas as candidaturas, vão ser selecionados 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.

Posteriormente, vai decorrer uma nova votação para reduzir a lista a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que será revelada no dia 8 de maio.

Estes doces serão votados pelo público em 20 programas emitidos em direto pela RTP e, de cada programa, sairá um pré-finalista que passa às semifinais.

Os 28 pré-finalistas serão depois divididos por sorteio pelas duas semifinais, transmitidas nos dias 24 e 31 de agosto. Em cada semifinal são apurados os sete doces com mais votos contabilizados.

A gala final vai decorrer a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.