VITOR OLIVEIRA

Monção assinala feriado municipal com várias iniciativas

No dia 12 de março, Monção comemora o seu feriado municipal com a realização de diversas iniciativas. No dia do município está prevista a entrega de títulos honoríficos e condecorações e a inauguração da Plataforma Arte e Cultura.

A autarquia adiantou, em comunicado, que, este ano, o programa começa no dia anterior, 11 de março, pelas 20h00, com a realização de uma ceia medieval, no cais da antiga estação de caminhos-de-ferro. Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o evento inclui “manjares, trajes e animação próprias da época”.

Já na terça-feira, pelas 11h00, realiza-se a saudação da Banda Musical de Monção, seguida da cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, no Cine Teatro João Verde. Em 2019, o município distingue o “Palácio da Brejoeira, Viticultores S.A.” como Instituição de Mérito – Medalha de Ouro.

Pelas 15h00, vai decorrer a inauguração da Plataforma Arte e Cultura – PAC, no Cine Teatro João Verde.

Segundo a Câmara de Monção, “a carta de foral, outorgada pelo Rei D. Afonso, a 12 de março de 1261, além de originar ou consolidar a existência da vila de Monção, tornando-a responsável pela condução do seu destino, marca, desde o início, a união da sua história com a da pátria, de cuja fronteira se tornava uma sentinela vigilante”.

Esta celebração “representa a afirmação da identidade monçanense e dos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes. Constitui também uma excelente oportunidade para a promoção do concelho nas mais variadas áreas de intervenção”.