Altominho.tv

Henrique Silva eleito presidente do conselho científico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira

O artista plástico Henrique Silva foi eleito, por unanimidade, presidente do conselho científico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC).

Em comunicado, a FBAC adiantou ainda que Ignacio Barcia Rodríguez, da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra da Universidade de Vigo, foi nomeado vice-presidente e que Rute Rosas, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, vai ser a secretária do conselho científico.

Segundo a fundação, “este órgão tem como competências dar parecer sobre a política cultural da atividade expositiva e divulgação, dar parecer sobre qualquer matéria de interesse da fundação, desde que lhe seja pedido pelo conselho diretivo e propor a realização de atividades culturais e a aquisição de novas peças”.

Henrique Silva foi diretor artístico da bienal de Vila Nova de Cerveira, entre 1995 e 2007, e vice-presidente da FBAC e coordenador cultural entre 2013 e 2015. Em dezembro de 2016, foi nomeado presidente do conselho de fundadores da FBAC. Atualmente é diretor do curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior Gallaecia, situada em Vila Nova de Cerveira.

Enquanto pintor expõe regularmente desde 1958, tendo realizado mais de 50 exposições individuais em França, Espanha, Bélgica, Suíça, Brasil e Portugal, e mais de 200 exposições coletivas entre a Europa, América e Japão.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga da península Ibérica, realiza-se desde 1978. Em 2018, 100 mil pessoas visitaram 20.ª edição do evento, onde foram apresentadas mais de 600 obras, de 500 artistas de 35 países em 8.300 metros quadrados, num total de 14 espaços expositivos.