Festa em Honra à Virgem das Dores, em Monção, com novo espaço em 2019

A Festa em Honra à Virgem das Dores de 2019 vai realizar-se entre a Praça Deu-la-Deu Martins e o Parque das Caldas, em Monção. Além do novo espaço, outra das novidades é o prolongamento das festividades, que este ano vão decorrer entre 14 e 19 de agosto.

A Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores, que falava na Biblioteca Municipal de Monção, durante um encontro para dar a conhecer as mudanças desta festividade, explicou que esta alteração vai ocorrer devido às obras que a Câmara Municipal está a promover no centro histórico.

A maior festa deste concelho tinha lugar, em anos anteriores, entre a zona envolvente à antiga estação de caminho-de-ferro e a praça central da vila.

Segundo o juiz da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores, Davide Guedes, em 2019, “será alterado todo o sentido da festa”, que contará com uma nova disposição desde o centro histórico até à Avenida das Caldas e Parque das Caldas, que albergará a zona de diversões anteriormente situada na antiga estação de comboios.

“Esta mudança será algo estranho, mas estamos a dar o nosso melhor, a elaborar um plano que, embora possa não ser do gosto de todos, possa proporcionar momentos inesquecíveis”, salientou Davide Guedes.

DR

Em agosto, a festa vai ainda contar com mais um dia, tendo início na quarta-feira, dia 14, e prolongando-se até à segunda-feira, dia 19.

Um palco na Praça do Emigrante que irá acolher, todas as noites, atuações de músicos monçanenses e uma disposição diferente dos palcos e da zona das barraquinhas na Praça Deu-la-Deu Martins estão entre as novidades anunciadas, esta quinta-feira, pela comissão de festas.

Para Davide Guedes, trata-se de “uma maneira diferente de dinamizar e pensar a festa”, que traz também benefícios, nomeadamente, mais zonas de estacionamento durante os seis dias.

O novo percurso da Procissão em Honra à Virgem das Dores será anunciado em breve, bem como os nomes de artistas que irão atuar neste concelho.