Cinco mil participantes esperados no 1º Fórum Alto Minho Digital ‘Minds’ em Arcos de Valdevez

Cerca de cinco mil participantes são esperados pela organização do 1º Fórum Alto Minho Digital Minds, em março, em Arcos de Valdevez, que refletirá sobre a “evolução tecnológica e o fácil acesso dos jovens às redes sociais”.

“Estarão envolvidas escolas, empresas de tecnologia digital, parceiros locais, mas também o Ministério da Educação, através da secretaria de Estado e da Direção Geral de Educação”, destacou hoje à Lusa o diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura (CENFIPE), José Carlos Fernandes.

Organizado pelo CENFIPE em parceria com a Câmara de Arcos de Valdevez e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, o encontro vai decorrer entre 29 e 31 de março, e irá juntar “duas dezenas de oradores de diferentes áreas, influenciadores digitais e jogadores profissionais”.

“O nosso objetivo é promover a reflexão sobre esta nova realidade e a forma como tem vindo a alterar as relações económicas, empresariais, políticas e educativas. Os desafios e as oportunidades que proporcionam e os perigos que escondem serão igualmente objeto de atenção e reflexão”, adiantou.

“Este fórum não se limita ao contexto escolar, mas sim ao público em geral e, quando se fala nas novas gerações dominadas pelas redes, é impossível não falar de ‘influencers’ e do ‘gamming’. Nestas áreas, durante os dois dias de evento estarão presentes em Arcos de Valdevez, vários ‘instagrammers’ e ‘youtubers’ nacionais que reúnem milhares de seguidores, e ainda os jogadores profissionais”, explicou José Carlos Fernandes.

O responsável adiantou que a organização irá juntar “oradores de diferentes áreas, da educação e ciência até ao ‘marketing’ digital, às artes mas também à música, moda, viagens, desporto e aventura, videojogos, fotografia e jornalismo para ajudarem a compreender os contornos da crescente importância do ‘gamming’, dos ‘influencers’ e das redes sociais mas também de uma escola que se pretende transformadora, inclusiva e desafiadora de talentos”.

O diretor do CENFIPE apontou “no ‘gaming’ o nome de Ricardo “Fox” Pacheco e João “Moreira” Costa”. Já entre os influenciadores convidados destacou “o brasileiro Caique Pereira, com mais de 800 mil seguidores no canal de Youtube, com a Escola para Youtubers, onde ensina a ser youtuber basicamente e dicas para ter sucesso”.

“Com este fórum queremos ainda contribuir para a uma visão harmoniosa de uma vida baseada em hábitos saudáveis onde o desporto e as atividades de natureza têm um lugar preponderante. Neste contexto, desafiamos o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e os cursos de desporto a marcarem presença com propostas que promovam a motricidade e o combate ao sedentarismo, o exercício físico e uma alimentação saudável”, especificou.

As palestras e as atividades previstas no programa do 1º Fórum Alto Minho Digital ‘Minds’, que tem ainda como parceiro a Red Monitor, serão divididas entre a Casa das Artes e o Centro de Exposições de Arcos de Valdevez.

A sessão de abertura está marcada para 29 de março, pelas 09:30, na Casa das Artes, estando prevista a participação da secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, do presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, e do presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves.

O programa inclui ainda um programa do “Governo Sombra”, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e moderação de Carlos Vaz Marques.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com