Altominho.tv

Deputados do PS querem prolongamento da A 28 até Valença no Plano de Investimentos

Os deputados do PS eleitos pelo Alto Minho, José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira, defenderam hoje a inclusão do prolongamento da autoestrada A28 até Valença no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Em comunicado, os dois deputados socialistas reclamam, “além da conclusão da A28 até Valença, o futuro prolongamento para Monção com ligação a autoestrada A52”, na Galiza.

José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira sugerem ainda “a realização de um estudo que permita avaliar a forma de otimização de uma ligação permanente entre Caminha e A Guarda, na Galiza, através do estuário do Rio Minho”.

Para os socialistas, a ligação poderá ser feita “através de uma embarcação mais eficiente, de ponte, túnel ou outra”.

“Apesar de estar previsto no PNI 2030 um Programa de Investimentos de Conectividade Transfronteiriça, defendemos a inclusão de forma concreta no PNI 2030 destes investimentos. Os deputados do PS eleitos pelo distrito [de Viana do Castelo] vão empenhar-se nesse sentido, já que a proposta está agora a ser trabalhada na Assembleia da República”, afirmou José Manuel Carpinteira, citado na nota de imprensa hoje enviada.

O troço da A28 entre Viana do Castelo e Vilar de Mouros, em Caminha, foi inaugurado em 2005 pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

Aquele troço tem uma extensão de 25 quilómetros e custou cerca de 160 milhões de euros.