Altominho.tv

Prémio Literário Luís Miguel Rocha pretende incentivar a criatividade literária

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Porto Editora criaram o Prémio Literário Luís Miguel Rocha.

Este Prémio pretende “incentivar a criatividade literária, bem como o gosto pela leitura e pela escrita, atividades essenciais ao desenvolvimento intelectual do indivíduo e cultural da região e do país”.

Simultaneamente, o Prémio Literário, numa parceria entre a autarquia e a Porto Editora, “visa homenagear e divulgar o escritor Luís Miguel Rocha pela sua fulgurante produção literária, estimulando a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em outro concurso”.

O concurso decorre até 1 de Setembro de 2019, e tem um prémio monetário no valor de seis mil euros.

Luís Miguel Rocha nasceu na cidade do Porto em 1976, mas cedo veio para Viana do Castelo.

Fez os seus estudos no ensino básico e secundário, e desde cedo se dedicou em exclusivo à escrita, tendo publicado seis títulos que se encontram traduzidos em mais de 30 países.

Uma das suas obras O Último Papa figurou no top do The New York Times, vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo.

Na consequência de doença prolongada, Luís Miguel Rocha morreu a 26 de Março de 2015, em Viana do Castelo.

Postumamente, em Fevereiro de 2016, foi publicado o seu livro Curiosidades do Vaticano, obra já apresentada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.