Altominho.tv

Movimento pela Venezuela convoca manifestação de apoio em Ponte da Barca

O Movimento pela Venezuela convocou para sábado, pelas 14h00, em Ponte da Barca, uma manifestação de apoio ao povo venezuelano.

Em comunicado, o grupo garante tratar-se de uma ação que visa alertar para a “grave situação política, económica e social que vive o país”.

A iniciativa pretende “reunir uma série de cidadãos portugueses, venezuelanos e luso-descendentes, para de forma contundente, fazer uma manifestação pacífica em apoio ao povo venezuelano”.

A crise política na Venezuela agravou-se a 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e líder de um Governo de transição, assumindo os poderes executivos de Nicolás Maduro.

O Presidente venezuelano recusou o desafio de Guaidó para organizar novas eleições e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos da América.

A maioria dos países do continente americano reconheceu a legitimidade do líder oposicionista e a União Europeia deu um prazo a Maduro para convocar eleições, que revelou, esta quarta-feira, estar disponível para se sentar com a oposição e marcar novas eleições legislativas, mas não presidenciais.

Segundo várias organizações não-governamentais, a repressão dos protestos entre manifestantes anti-Maduro e as forças de segurança do regime nas ruas das cidades venezuelanas já provocaram dezenas de mortos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da ONU divulgados pela Lusa. Na Venezuela, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.