Altominho.tv

Concertos nas igrejas de Vila Nova de Cerveira promovem Caminho Português da Costa

Vila Nova de Cerveira acolhe, entre 27 de janeiro e 10 de março, um ciclo de sete concertos nas igrejas de sete freguesias do concelho. Os ‘Sons no Caminho’ acontecem todos os domingos.

Os Artmusic Ensemble criaram, em 2017, o conceito de concertos ilustrativos dos sons do Caminho de Santiago, que vão agora ser apresentados, com algumas adaptações e novidades, em sete igrejas paroquiais das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira atravessadas pelo Caminho Português da Costa.

Em comunicado, a autarquia adianta que o primeiro concerto acontece já este domingo, 27 de janeiro, em Gondarém; segue-se a 3 de fevereiro, em Loivo; no dia 10 de fevereiro, na Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira; a 17 de fevereiro, em Lovelhe; dia 24 de fevereiro está agendado para Reboreda; e nos dias 3 e 10 de março, realizam-se em Campos e Vila Meã, respetivamente.

Considerando a natureza da tradição milenar das peregrinações a Santiago de Compostela, “todo o repertório apresentado nestes concertos foi selecionado especificamente com o intuito de apresentar um leque musical que integra obras de diversas épocas e géneros, abarcando desde música popular até à música escrita para a nobreza, desde a Idade Média até à atualidade, nos vários países da Europa”.

“Pretendendo ilustrar aquilo que pode ter sido a realidade e o subconsciente musical dos vários peregrinos europeus desde os primórdios do Caminho de Santiago, os Artmusic Ensemble propõem-se a criar uma banda sonora desta peregrinação milenar a Santiago de Compostela”, adianta a nota.

De entrada livre, cada concerto tem início às 17h00, com uma duração prevista de 60 minutos e um programa musical específico e diferente para cada local.

Estas iniciativas estão integradas no projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, fruto de uma candidatura ao Norte 2020.