Altominho.tv

Eurocidade Cerveira e Tomiño reforça gestão partilhada de serviços em 2019

Os municípios de Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza) vão lançar, este ano, o “Cartão Eurocidade” e implementar uma plataforma tecnológica para gestão de serviços públicos partilhados, informou hoje o município português.

Em comunicado, a autarquia explicou que aquelas “apostas” integram o Plano de Atividades da eurocidade Cerveira e Tomiño para 2019, aprovado pelo Comité de Gestão Estratégica, que integra os presidentes de Câmara dos dois concelhos e técnicos municipais.

Em outubro de 2018, os dois municípios vizinhos constituíram formalmente uma eurocidade, a terceira entre municípios do distrito de Viana do Castelo e da Galiza, depois de Valença e Tui, em 2012, e Monção e Salvaterra do Minho, em 2017.

O Cartão da Eurocidade Cerveira-Tomiño “permitirá a identificação dos cidadãos nos diversos serviços municipais e a implementação de uma plataforma tecnológica assegurará a gestão de serviços públicos partilhados, nomeadamente a piscina municipal de Vila Nova de Cerveira”.

A eurocidade tem como objetivo “consolidar a atual cooperação transfronteiriça e gestão partilhada de equipamentos e serviços”, depois de, em junho de 2014, as autarquias vizinhas terem assinado a “Carta da Amizade”, no sentido de “preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos”.

Aquela cooperação resultou em várias ações, entre elas o Orçamento Participativo Transfronteiriço, a criação da Provedoria de Cidadania Transfronteiriça, a oferta de serviços partilhados e a realização de uma programação anual conjunta de atividades culturais e desportivas, resultado de um projeto cofinanciado em 75% pelo Programa INTERREG, com fundos FEDER da União Europeia.

Já no dia 31, no âmbito da economia local transfronteiriça, os dois municípios vão organizar as Jornadas de Turismo Cerveira e Tomiño, tendo decidido ainda dar continuidade ao provedor da cidadania transfronteiriça, ao programa Desporto para Todos, e ao Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).

“Além destas ações integradas no projeto da Agenda Estratégica Transfronteiriça Cerveira e Tomiño – com prazo de conclusão em dezembro de 2019 e uma participação, até ao momento, de mais de 7.000 pessoas -, Cerveira e Tomiño vão promover, em maio, o EDUCARTE – Mostra de Arte Infantojuvenil que apresenta dezenas de trabalhos artísticos elaborados pelos alunos das várias escolas dos dois municípios vizinhos.

O Eurocidade Cerveira e Tomiño ‘Kids’, festival dirigido à população infantojuvenil, e a promoção de um prémio de pintura integrado no certame “Pintor António Fernandez”, são outras das atividades previstas no plano de atividades para 2019.