Altominho.tv

Loja de rua para pessoas carenciadas alargada a três locais de Viana do Castelo

A edição 2018 da loja solidária de rua, inspirada no conceito que surgiu na África do Sul para ajudar pessoas carenciadas, vai este ano alargar-se a três locais de Viana do Castelo, informou hoje a organização.

De acordo com a Methamorphys – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano, a iniciativa lançada, em 2015, na capital do Alto Minho vai este ano realizar-se no local original, o parque de estacionamento junto ao estabelecimento prisional na União de Freguesias de Viana do Castelo, sendo ainda realizada em dois novos locais, o largo da igreja de Areosa e, no Centro Recreativo e Cultural das Neves – Freguesia de Vila de Punhe.

A iniciativa evento irá realizar-se no dia 24, entre as 10.00 e as 17.00, nos três locais, em simultâneo.

O conceito de “Street Store” consiste numa loja de rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde se vai “vender” roupa, sapatos e livros mas em que o dinheiro não entra.

Vão estar expostos vários artigos, desde peças vestuário, sapatos, roupa de cama, produtos de higiene, sendo que os interessados podem levar o que precisarem.

“É uma loja de rua, onde não entra dinheiro, mas apenas a boa vontade e empenho da comunidade”, referiu a associação.

“De forma totalmente gratuita, estarão disponíveis a quem necessitar, peças de roupa, calçado, cobertores e produtos de higiene, num espaço que pretende proporcionar a liberdade de escolha e retratar um contexto semelhante ao de uma loja”, explicou a organização.

Os pontos de recolha dos bens doados para a loja de rua estão distribuídos por vários locais da cidade e o evento tem sido divulgado nas redes sociais.

A “Street Store”, conceito que surgiu na África do Sul para ajudar pessoas carenciadas, foi introduzida em Portugal em outubro de 2015. Em Viana do Castelo a ideia inicial da feira de rua foi reajustada pela Methamorphys com o objetivo de dotar os utentes da instituição de competências que os habilitem a construir um novo projeto de vida.