Altominho.tv

Premiado documentário da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira conquistou o primeiro prémio na categoria “Arte, Música e Cultura” no Festival ART & TUR – International Tourism Film Festival, com o documentário da “XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira”, realizado por Luís Lagadouro.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Leiria e contou com mais de 200 convidados oriundos de todo o mundo. Esta foi a 11.ª edição deste festival de cinema e turismo que envolveu uma competição internacional com a participação de uma centena de produtores e realizadores.

“É com muita satisfação que vemos o nosso documentário ser distinguido neste reconhecido festival internacional que é já um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual. Estamos todos de parabéns!”, afirmou o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira.

Com a realização de Luís Lagadouro, o filme apresenta, em cerca de 37 minutos, os melhores momentos da 19.ª edição do evento, que decorreu de 15 de julho a 16 de setembro de 2017 e homenageou os artistas Paula Rego, Jaime Azinheira e Ernesto de Sousa, tendo registado a participação de mais de 500 participantes de 35 países e mais de 600 obras de arte.

Os filmes em competição foram avaliados por um júri internacional, com experiência e renome no setor do cinema, do turismo e do marketing, composto por 22 elementos de 12 países.

O festival dedicado a filmes de turismo realizou-se pela primeira vez em Leiria, numa aposta no Centro de Portugal cujo balanço é “claramente positivo e excede as expetativas da organização”, sublinhou o diretor-geral do Art&Tur, Francisco Dias.

Na edição de 2016, o documentário da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira foi também galardoado com um segundo lugar na categoria “Cultural Events” da competição internacional do Festival ART&TUR.