Altominho.tv

IPVC entrega 200 bicicletas à comunidade escolar no âmbito do projeto Ubike

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai proceder à entrega, no próximo dia 19 pelas 15h, de 200 bicicletas no âmbito do projeto U-Bike, informou hoje em comunicado o IPVC.

A cerimónia, que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, irá decorrer na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

“Promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, foi o intuito do IPVC quando apresentou a candidatura ao projeto U-Bike Portugal. Ao todo são 200 bicicletas, (160 elétricas e 40 convencionais) a ser disponibilizadas a toda a comunidade académica: estudantes, estudantes Erasmus e internacionais, funcionários e professores. A “Bira IPVC” vai circular pelas seis escolas do IPVC situadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. O Politécnico de Viana do Castelo é a instituição de ensino superior que vai “pedalar” a maior área geográfica através deste projeto”, pode ler-se na nota.

Carlos Rodrigues, vice-presidente do IPVC sublinha a importância deste projeto para o Alto Minho.

“Sendo o objetivo do projeto a sensibilização da academia e, através da academia, a sociedade em geral, para a necessidade de se substituir a mobilidade assente nos combustíveis fósseis para uma mobilidade “suave”, com economia das emissões de carbono, a presidência, partilhando essa preocupação e os objetivos do projeto aderiu de imediato ao mesmo”. Carlos Rodrigues realça, por outro lado, o contributo no combate ao sedentarismo e à prática de hábitos saudáveis. “A essas razões junta-se uma outra, não menos importante, que se prende com uma preocupação que é de todos, e que a todos tem que mobilizar, e que se prende com a promoção da saúde através da prática de hábitos saudáveis, neste caso o combate ao sedentarismo e a promoção do exercício físico”.

Batizada de “Bira” a bicicleta, que o IPVC vai passar a disponibilizar a toda a comunidade académica, a partir de 19 de outubro, apresenta no seu símbolo a variação das suas seis escolas.

Os pneus, de tonalidade verde, representam as questões ambientais e ecológicas, que estão na base do projeto.

Juntamente com a “Bira” os utilizadores vão ainda receber um capacete, um cadeado, uma minibomba, um Kit de ferramentas e um Kit de remendos.