Altominho.tv

Cerca de 140 participantes dos cinco continentes na apresentação de boas práticas da OCDE

Viana do Castelo vai acolher, esta quarta-feira, cerca de 140 participantes dos cinco continentes para uma sessão de apresentação de boas práticas, no âmbito do 14º LEED Forum, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo informou que o objetivo da sessão é “partilhar projetos, iniciativas de empreendedorismo e a aposta em empregos mais qualificados e tecnológicos”.

A sessão vai debater “as indústrias de transição regional e as ideias de negócio inovadoras, numa iniciativa que juntará responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as exigências dos postos de trabalho do futuro”, adiantou a autarquia.

A abertura dos trabalhos, pelas 15h00, na biblioteca municipal caberá ao presidente da Câmara local, José Maria Costa, estando previstas as participações de diversas empresas locais, como a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, BorgWarner, Xpant IT, Aromáticas Vivas, Dínamo 10 e hotel Feel Viana.

De acordo com a OCDE, estima-se que em 2019 a instalação mundial de 1,4 milhões de robots industriais contribuirá muito significativamente para a transformação tecnológica das empresas, o que trará repercussões a médio prazo na economia local.

Lançado em 2004 pela OCDE, o Local Economic and Employment Development (LEED) Forum promove anualmente o encontro entre decisores políticos, autoridades locais, agências de emprego, empresários e ONGs com objetivos de promoção da empregabilidade.