Altominho.tv

Jardim de Infância da Santa Casa duplica capacidade após requalificação do edifício

Com conclusão prevista a tempo do início do próximo ano letivo, as obras de beneficiação e modernização de todo o espaço do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira vão praticamente disponibilizar o dobro da capacidade de acolhimento, passando de 45 para 84 crianças.

Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira adianta que “para além da pintura, de reorganização de espaços, da aquisição de mobiliário e dos arranjos exteriores, a intervenção visa a aplicação de uma cobertura impermeabilizante e painéis solares, contribuindo para a racionalização de custos diários, para além de introduzir melhorias de conforto e segurança no espaço exterior”.

“Inaugurado em 1980, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira já há muito que instava por uma requalificação profunda”, refere a nota.

De acordo com o provedor da Santa Casa, “a candidatura apresentada teve como intuito resolver um problema estrutural que provocava infiltrações e outras patologias, mas a entrada em vigor de uma nova legislação que alterava a definição dos espaços para cada uma das salas, deu aso a um projeto mais amplo”.

“De 45 crianças em creche, com a candidatura aprovada a projeção era passar para as 56. No entanto, no decorrer da obra, e tendo em consideração a tal portaria nº 262, permitiu-nos criar duas salas para cada ano (berçário entre 1 e 2 anos e dos 2 aos 3 anos). Tendo em conta o espaço operacional necessário para cada criança e avaliando o que temos disponível, o seu melhor aproveitamento permite quase que duplicar a capacidade instalada, passando a acolher 84 crianças”, explicou Rui Cruz.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e a vereadora da Educação, Aurora Viães, visitaram o espaço, esta terça-feira, e comprovaram que os trabalhos iniciados em junho estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão durante a primeira quinzena de setembro.

“A prioridade é dar início ao novo ano letivo sem problemas e num ambiente totalmente funcional, seguro e acolhedor”, destacou o autarca.

Fernando Nogueira mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento dos trabalhos e sublinhou que “o apoio concedido “não é um donativo propriamente dito, é um investimento nos nossos jovens que se constituem com o principal ativo do futuro”.

O autarca afirma ainda que “o facto do concelho ter um grande progresso industrial, é fundamental para disponibilizar uma ampla oferta para acolhimento dos bebés e das crianças, de forma a que os pais possam desenvolver as suas funções profissionais descansadamente, com a estabilidade emocional de que os filhos estão bem entregues, em segurança e num serviço de qualidade”.

“Estamos a investir indiretamente na nossa produção porque Vila Nova de Cerveira não tem desemprego, a não ser o desemprego técnico, temos é falta de mão de obra para as nossas empresas. Desta forma, instalações como as que estão a ser criadas apresentam-se como mais um fator de atratividade para a área de recrutamento”, acrescenta.

Com um investimento total superior a 250 mil euros, a empreitada foi comparticipada pelo Fundo Rainha D. Leonor e pela Câmara Municipal.