Altominho.tv

Mais de 100 hectares em Vila Nova de Cerveira foram alvo de limpeza

A Câmara de Vila Nova de Cerveira tem vindo a implementar um programa de ação para prevenir e minimizar o risco de ocorrência de fogos florestais no concelho.

Entre março e julho, foram realizadas intervenções numa área correspondente a 110 hectares, através da limpeza de faixas de gestão de combustível nas freguesias, da beneficiação de pontos de água, da limpeza de caminhos florestais e da abertura de corta-fogos, num investimento superior a 150 mil euros.

Entre o conjunto de medidas já implementadas no terreno, destaca-se o melhoramento dos dois pontos de água para meios aéreos e terrestres e a execução de faixas de gestão de combustível nas freguesias prioritárias e em determinadas zonas que, apesar de não integrarem os critérios delineados pelo Governo, o município identificou como necessárias para uma intervenção pontual.

No total, foram alvo de limpeza 50,9ha junto às estradas municipais, num investimento de cerca de 100 mil euros suportado totalmente pelo orçamento municipal.

No que diz respeito a intervenções cofinanciadas, a autarquia executou uma beneficiação florestal no valor de cerca de 50 mil euros, que visou a instalação de faixas de redução/interrupção de combustível da rede primária de quatro freguesias do concelho (Gondarém, Loivo, União de Freguesias de Reboreda e Nogueira e União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe), numa área total de 37ha, fora das freguesias consideradas prioritárias pelo Governo.

De acordo com o presidente da Câmara, Fernando Nogueira, “o município reforçou de antemão a prevenção e a vigilância para o ataque de primeira intervenção e, apesar de tomadas todas as medidas que estão dentro da esfera de competências da autarquia para minimizar estes riscos, há determinadas situações que não se conseguem controlar”.

O autarca defende que “as forças de segurança devem proceder a uma vigilância suplementar para potenciais pirómanos, eventualmente já referenciados e que, nos períodos mais críticos, representam um perigo iminente”.

Para além destas empreitadas de beneficiação, a autarquia dinamizou um conjunto de sessões de sensibilização e informação junto das populações para a limpeza de terrenos e das faixas de gestão de combustível; dotou de mais e melhores condições os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, a Unidade Local de Covas e os Sapadores Florestais, e criou, juntamente, com o Governo, uma Equipa de Intervenção Permanente.

Vila Nova de Cerveira e Valença já estão também a colaborar no Centro Intermunicipal de Proteção Civil, que visa a partilha de meios e recursos operacionais em prol da preservação e prevenção florestal.