Altominho.tv

III edição Ponte do Mouro Medieval regressa de 10 a 12 de Agosto

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto a Ponte do Mouro voltará a 1386 e celebrará o encontro entre D.João I e o Duque de Lencastre. Recriando toda a envolvência medieval no local estarão mercadores, músicos, artesãos, malabaristas, jograis, almocreves, cavaleiros, lutadores, bailarinas, nobres, mendigos. Realizar-se-ão, também torneios diários, a pé e a cavalo. A música medieval com a sua característica de festa, o teatro com os bobos, saltimbancos, dançarinos e restantes atores criarão pontos de entretenimento e farão as delícias dos visitantes. Os mais pequenos poderão reviver as brincadeiras medievais num espaço infantil.

No dia 10 de agosto, pelas 17h. far-se-á a abertura oficial do evento que contará com a presença do Doutor António de Matos Reis, especialista na época medieval que falará do encontro entre D. João I e o Duque de Lencastre em 1386”.

E animação medieval continuará pela noite dentro. E a grande novidade deste ano será a realização de dois banquetes medievais um na sexta (dia 10 de agosto) e outro no sábado (dia 11 de agosto) que terão como pano de fundo a caça, que o nosso soberano D. João I tanto apreciava. “D. João I, atestou sobejamente a importância que a atividade da caça tinha para os reis e senhores da Idade Média. E tão bem o fez e com tal pertinência que o Tratado da Montaria, por ele escrito ainda hoje (em pleno século XXI) se aplica e reconhece com as necessárias adaptações tecnológicas.  A caça de veados, corços, gamos, javalis, ursos, alces, etc. só podia ser praticada pelo rei ou pelo senhor feudal e por quem este convidava ou autorizava. Esta não só era a principal fonte de abastecimento de carne do castelo e de toda a comitiva que ali habitava, como também servia de treino de cavalarias e cavaleiros para as grandes batalhas que na época se travavam. E combatia-se a cavalo e a pé, como se caçava a cavalo e a pé. Consta-se que D. João I caçou nos Coutos de Barbeita/Ceivães e presenteou o Duque de Lencastre e os seus convidados com um belo Badulaque de caça – javali.”

Quem não participar nos banquetes medievais poderá apreciar e provar diferentes sabores medievais nas diversificadas tabernas que estarão espalhadas pelo recinto…

A recriação do encontro entre D. João I e o Duque de Lencastre será no domingo, dia 12 de agosto e à semelhança da edição anterior, os visitantes poderão participar em toda a envolvência deste encontro, tendo aqui uma verdadeira lição de história.