Altominho.tv
DR

Campanha para “alertar” para rastreio da hepatite chega a Viana através do Facebook

Perto de assinalar mais um Dia Mundial contra as Hepatites, a 28 de julho, o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) lançou uma campanha em Viana do Castelo através do Facebook. Objetivo: alertar para a importância de aumentar o diagnóstico e o tratamento desta doença.

“Queremos contribuir para afastar esta problemática de populações específicas e alertar para a importância de se fazer o rastreio gratuito”, sublinham os promotores da iniciativa. Esta surge integrada na campanha mundial Find Missing Millions da World Hepatitis Allience que visa “promover a consciencialização” e “sensibilizar para a necessidade da comunidade geral aumentar a literacia sobre as hepatites virais”.

Para chegar ao maior número de pessoas, a organização pretende também colocar um outdoor no jardim do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, com o intuito de “alertar a comunidade local e os visitantes para a necessidade de fazer rastreio à hepatite B e C o mais precocemente possível”.

DR

Segundo dados avançados pelo GAF na sua página de Facebook, “dos 352 milhões de pessoas no mundo que convivem com hepatite viral, 300 milhões ainda não sabem disso”. E em Portugal, “no ano de 2017, mais de 25 mil pessoas descobriram ter hepatites virais”.