Altominho.tv

Corpo de Deus e Festa da Coca de 31 de maio a 3 de junho

As festas do Corpo de Deus e da Coca são uma das tradições mais antigas de Monção e realizam-se, este ano, de 31 de maio a 3 de junho.

As celebrações começam na quinta-feira, com a arruada da Coca, a eucaristia e procissão pelas principais artérias da vila e o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, um dos pontos altos das festividades.

O confronto entre S. Jorge, padroeiro do reino que simboliza o bem, e a Coca, dragão pintado de verde que simboliza o mal, está marcado para as 19h00, no Anfiteatro Natural do Souto. Reza a história que, caso vença S. Jorge, haverá boa colheita de Alvarinho. Se a vitória sorrir à Coca, aproximam-se tempos difíceis e incertos.

A charanga a cavalo do Regimento de Cavalaria da GNR é outro dos momentos do primeiro dia das festividades, marcado para as 18h30.

Na sexta-feira, 1 de junho, o dia é dedicado às crianças com a realização de atividades na Praça Deu-la-Deu e, mais tarde, o jardim da Biblioteca Municipal recebe a Noite de Fados.

No sábado, vão realizar-se a entrega de prémios da iniciativa Era uma vez…a Biblioteca Municipal, onde será também entregue um voto de louvor a Rodrigo Ferreira, vencedor do concurso nacional de poesia, e o festival de música Coca’in Festa.

No domingo, a caminhada Caminhos de Alvarinho e o Cortejo Etnográfico das freguesias completam o programa das festividades.

Paralelamente a estas atividades, nos quatro dias de festa, realizam-se oficinas, instalações coletivas e performances e estarão expostas, em diferentes locais, várias Cocas elaboradas pelas instituições, associações e clubes do concelho.