Altominho.tv

Governo ainda não recebeu pedido para comboio com passagem por Valença

O Governo disse não ter recebido “nenhum pedido” da Arriva, que pertence ao grupo alemão Deutshe Bahn, para uma ligação ferroviária entre Porto e Corunha, admitindo que a CP se “está a preparar” para essa nova oferta.

“Não temos nenhum pedido ainda da Arriva para essa intenção que terá sido anunciada de fazer serviço transfronteiriço” entre Portugal e Espanha, afirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Ainda assim, de acordo com o governante, “a CP [Comboios de Portugal] há de estar a preparar-se, como estão as suas congéneres espanholas, para esse efeito”.

“Estamos na fase de definição estratégica do que a CP fará e de como se posicionará para o transporte de passageiros no contexto da liberalização”, acrescentou, sublinhando ser “prematuro fazer mais comentários a essa intenção da Arriva”.

No início de maio, o grupo Arriva, através da companhia Arriva Spain Rail, pediu à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência espanhola autorização para operar numa nova linha entre as duas cidades.

Num percurso de 342 quilómetros, com uma duração prevista de duas horas e 46 minutos, estão apontadas sete paragens: Corunha, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença do Minho, Nine e Porto-Campanhã.

Atualmente, existe apenas um comboio com partidas diárias de Porto Campanhã e Vigo. O comboio ‘Celta’, operado pela CP em conjunto com a Renfe, liga as duas cidades, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.