Altominho.tv
PIXABAY

Iniciativa “Sente a História” arranca este domingo com concertos gratuitos

Arranca este domingo, dia 13 de maio, a iniciativa “Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, vai realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios.

O concerto inicial terá como palco a Igreja Matriz de Ponte de Lima que vai receber, pelas 16h00, a atuação da Filarmónica de Vila Nova de Anha, a qual preparou um programa musical orientado para três vertentes, com especial destaque para o movimento intitulado Nacionalismo Musical Português.

Nesse dia mesmo, às 18h00, vai realizar-se uma visita guiada ao Museu dos Terceiros também em Ponte de Lima. Constituído museu na década de 70 do século XX, reabriu ao público em 2008, sendo uma referência na arte sacra do norte do país.

O programa cultural decorre de 13 maio de 2018 a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Os dias em que ocorrem os concertos gratuitos são também de património aberto, com visitas e tours guiados.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo “surpreender o público com novas abordagens e novos talentos”.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.