Altominho.tv

Cerca de 1800 alunos com transporte gratuito no próximo ano letivo

A Câmara Municipal de Monção vai disponibilizar transporte escolar gratuito a todos os alunos do concelho que frequentarem o ensino público no ano letivo 2018/2019. A medida abrange cerca de 1800 alunos de todos os patamares de ensino, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.

Com esta ação, o autarca António Barbosa pretende atingir uma “verdadeira igualdade de oportunidades para todos os alunos”, com consequências positivas “na diminuição dos encargos familiares com a educação dos filhos”.

Os alunos abrangidos frequentam sete equipamentos escolares públicos: Jardim-de-infância de Cortes, Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves, Centro Escolar de Mazedo, EB1 de Pias, EBI de Tangil, E.B. 2.3 Deu-la-Deu Martins e Escola Secundária de Monção.

Para além da gratuitidade nos transportes escolares, os alunos com escalão A e B dispõem de apoio na aquisição de livros, material escolar, alimentação e prolongamento de horário.

O Banco Municipal de Livros Escolares, projeto do Banco Local de Voluntariado de Monção, e o programa “Incentivos à Formação de Quadros Médios e Superiores – João Verde” são outras iniciativas que têm como finalidade apoiar e atribuir um incentivo económico a alunos oriundos de agregados familiares desfavorecidos.