Altominho.tv

Festa do Alvarinho e do Fumeiro começa amanhã em Melgaço

Melgaço recebe, a partir de amanhã e até domingo, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro.

Durante três dias, 30 produtores de alvarinho, 18 de queijos, fumeiros e produtos locais, seis tasquinhas e oito instituições e empresas, de diferentes ramos, vão dar a conhecer os produtos da região, num evento que traz a Melgaço milhares de entusiastas dos sabores tradicionais.

A novidade da edição deste ano é o espaço renovado. O Largo do Mercado, local onde decorre o evento, foi alvo de uma profunda reabilitação e dispõe agora de um espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, quatro deles destinados a pessoas com mobilidade condicionada.

O recinto conta com um total de 62 expositores e uma zona de degustações com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas; um auditório de showcooking, onde estarão presentes os chefes Cristina Manso Preto, Luís Américo, Rui Ribeiro e Vitor Matos; e provas comentadas de vinhos com o sommelier Manuel Moreira.

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda momentos de animação musical e atividades de animação turística e desportiva.

Segundo o município, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro “promove o que Melgaço tem, desde a gastronomia, ao artesanato e turismo”, tendo-se “afirmado ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade”.