Altominho.tv

Câmara de Monção avança com obras no centro histórico

A Câmara Municipal de Monção apresentou, ontem, as intervenções que vão ser realizadas no centro histórico da vila. As obras deverão começar entre junho e setembro e abrangem a Rua 25 de abril, Avenida da Estação, Praça da República, Rua General Pimenta de Castro, Largo da Alfândega, Rua Eng. Duarte Pacheco, Rua da Independência e Paços do Concelho.

Segundo a autarquia, os projetos urbanísticos, expostos em seis painéis na Praça Deu-la-Deu, pretendem concretizar dois objetivos, nomeadamente, a “valorização da qualidade de vida dos monçanenses” e a “criação de motivos apelativos para cativar os visitantes”, garantindo espaços públicos renovados, disciplinando a circulação/parqueamento do trânsito e privilegiando áreas e percursos pedonais.

Com estas intervenções, a Câmara Municipal pretende “assegurar maior atratividade ao centro histórico” e “potenciar a realização de atividades culturais”.

A Praça da República, por exemplo, com artéria vedada ao trânsito e um acesso pedonal das traseiras da Casa do Curro ao Cine Teatro João Verde, passará a permitir a realização de diversos eventos.

A principal entrada da vila, Rua 25 de Abril, vai tornar-se mais funcional e vistosa, substituindo-se o inestético muro de suporte de terra atual por um espaço comercial com acesso à zona da antiga estação da CP.

A autarquia vai investir cerca de três milhões de euros neste projeto, contando com apoios comunitários para a sua realização.

Veja aqui as imagens do projeto apresentado: