Altominho.tv

Paredes de Coura limpa 400 hectares de floresta em cinco meses

A Câmara de Paredes de Coura limpou, nos últimos cinco meses, 400 hectares de área florestal, “o equivalente a 560 campos de futebol de 11”, anunciou hoje à agência Lusa aquela autarquia do Alto Minho.

Em comunicado, o município liderado pelo socialista Vítor Paulo Pereira adiantou ter-se tratado de um “investimento significativo financiado por três candidaturas a fundos comunitários”, sem especificar o montante.

“Todo o investimento que fizemos reforçará as condições de segurança no nosso concelho, com o objetivo de reduzir os riscos de perda de vidas, de bens, e do nosso património paisagístico e florestal. Mas este propósito é uma tarefa de todos. Todos nós devemos participar na prevenção e preparação das infraestruturas antes do período crítico”, afirmou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, citado naquela nota.

Segundo dados avançados pela autarquia, o concelho de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, é constituído por “um total de 13 mil hectares, possui nove mil hectares de área florestal, ou seja, cerca de 65% da área total do território”

“Ao defender a floresta estamos também a defender as pessoas e os seus bens. A prevenção dos incêndios é um trabalho diverso que implica o desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, a gestão de combustíveis florestais, corte de mato e limpeza de povoamentos, beneficiação de pontos de água, a existência de uma boa rede viária florestal, caminhos, estradões ou trilhos e rede de faixas de gestão de combustível”, destacou.

Entre os trabalhos realizados nos últimos meses, a autarquia destacou “a instalação, em Corno de Bico, Serra da Boulhosa, Monte do Carvalho, Serra do Lousado, Monte de Santa Rita de Romarigães, Monte de Agualonga, Cunha e Travanca da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios (RDFCI)”.

“Os trabalhos abrangeram as freguesias de Romarigães, Coura, Ferreira, Rubiães, Cossourado e Linhares, Bico e Cristelo, Agualonga, Castanheira e Cunha, situadas nos limites do concelho, classificadas como de maior risco pela propagação incêndios com origem em municípios vizinhos”, indicou.

Foram ainda “executados trabalhos de redução do volume da vegetação em áreas estratégicas, através de ações de fogo controlado no Monte de São Silvestre, estando previstas idênticas ações no Monte de Vilarinho”.