Altominho.tv

Feira da Foda realiza-se este fim-de-semana

A II Feira da Foda, começa já esta sexta-feira, na freguesia de Pias, em Monção.

O certame, é organizado pela Junta de Freguesia de Pias, pela Confraria da Foda e conta com o apoio do Município de Monção, e de várias empresas.

O cordeiro assado, levado ao forno de lenha em alguidar com arroz por baixo, adotou popularmente o nome de “Foda à Moda de Monção”.

Um nome que “reflete bem o caráter afável e bem-disposto dos monçanenses”. Reza a história que “os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manhã compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O prato passou então a designar-se, localmente, por “Foda à Moda de Monção”.

Este fim-de-semana, de 9 a 11 de março, para além da “Foda à Monção”, esta Feira terá ainda outros atrativos, como stands de artesanato, vinhos e doçaria local, e ainda o segundo capítulo de Entronização de Novos Confrades.

Pode consultar abaixo, o programa desta Feira.