Altominho.tv

Câmara de Viana do Castelo investiu 26,6 milhões de euros em 2017

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, informou hoje o executivo municipal de que em 2017 foram investidos no concelho 26,6 milhões de euros, mais 11 milhões do que no ano anterior.

O autarca socialista, que falava a vereação, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, adiantou que e de acordo com a conta de gerência do ano passado, “a poupança corrente da autarquia atingiu os 13,4 milhões de euros”.

José Maria Costa adiantou que “a receita atingiu os cerca de 64% milhões de euros, mais cerca de 15% do que em 2016”, devido ao “aumento de 34% do Imposto sobre as Transmissões Onerosas (IMT), que se cifrou nos 3,4 milhões de euros, e ao aumento da derrama que atingiu os 3,2 milhões de euros”.

As transferências para as juntas de freguesia e uniões de freguesia, disse, “registaram um aumento de mais meio milhar de euros no âmbito dos protocolos de colaboração, atingindo o valor de 5,6 milhões de euros”.

“Em 2017, e graças ao bom aproveitamento dos financiamentos comunitários e da atração de investimento e fixação de novas empresas em Viana do Castelo, registou-se igualmente um crescimento económico com o aumento das exportações, o aumento do superavit municipal entre as exportações e as importações, contribuindo para a melhoria dos indicadores económicos do país”, sustentou.

O autarca socialista referiu que Viana do Castelo “é o oitavo município mais exportador da região Norte e, de acordo com um novo estudo do Banco de Portugal intitulado “Análise das empresas do setor exportador em Portugal 2007-2016, juntamente com o distrito de Aveiro, apresenta o maior peso do setor exportador”.

“Cerca de 52% e 51% do volume de negócios gerado pelas empresas com sede nestes distritos, respetivamente, tinha origem em empresas exportadoras. Neste estudo, o concelho de Viana do Castelo lidera, por exemplo, na exportação de aparelhos eletrónicos”, especificou.