Altominho TV - noticia

Morreu Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos de Portugal

2017-11-29 16:57:51 -

ALTOMINHO
1,197

O empresário faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde domingo. Tinha 79 anos e era um dos homens mais ricos de Portugal.
 
Belmiro de Azevedo nasceu em Tuías, uma aldeia de Marco de Canaveses, a 17 de fevereiro de 1938. Licenciou-se em Engenharia Química, no Porto, mas foi a carreira na Gestão que o levou a construir o império Sonae.

Começou a trabalhar na empresa onde se destacaria logo aos 26 anos. Dez anos mais tarde, assumia a posição de sócio maioritário.
 
A crescente influência de Belmiro de Azevedo na Sonae coincide com a expansão de um negócio que começou nos aglomerados de madeira e chegou nas décadas seguintes a áreas tão diversas como a distribuição, comunicação e telecomunicações. 

Belmiro de Azevedo fica ligado de forma inequívoca à abertura da primeira cadeia de hipermercados em Portugal, com o Continente e o Modelo, que hoje em dia, só no Alto Minho, são perto de uma dezena.  
Alargou ainda mais os horizontes da Sonae, desta feita na área das telecomunicações, ao criar a Optimus, que viria a ser substituída pela NOS em 2014 numa fusão com a ZON. 

Era uma das pessoas mais ricas de Portugal, conhecido pela inovação, exigência no trabalho e pela frontalidade.
 
 

Gente
VIDEOS RELACIONADOS
NOTICIAS RELACIONADAS
ALTOMINHO.TV
ALL RIGHTS RESERVED